Signos Orientais: Considerações de Interpretação para as Imagens Japonesas para Adaptação dos Modelos Ocidentais
Abstract
A análise de imagens baseada no pensamento semiótico dos elementos de uma composição vem sendo desenvolvida e aceita por diversos pensadores de diferentes áreas do conhecimento humano. Roland Barthes e Martine Joly são dois autores que baseiam suas considerações sobre o método de análise de imagens nas relações entre significante e significado. Contudo, o significado que se concede a algo está relacionado aos aspectos culturais específicos de cada povo. Limitado às imagens criadas por ocidentais, o método de Barthes e a grelha proposta por Joly apresentam resultados satisfatórios para a interpretação da mensagem visual, porém poderia essa grelha ser usada para analisar imagens orientais com o mesmo sucesso? A universalidade das imagens permite sua livre interpretação mas ao desconsiderar uma análise prévia dos aspectos antropológicos, históricos e culturais não haverá parâmetros suficientes para uma relação correta entre significante e significado de acordo com a cultura em que a imagem em questão foi produzida. É proposto como objeto de estudo um pôster criado pelo designer japonês Yusaku Kamekura.
Palavras–chave: cultura visual, Japão, design gráfico, semiótica
- Categories
- Articles
- Tags
- artitextosbarthesgraphic designjapanjolykamekurasemioticsvisual culture
- Release Date
- 2012