A Língua Japonesa e Sua Versatilidade Gráfica: As Particularidades e Aplicações no Design Gráfico Japonês Contemporâneo
Abstract
O estudo da tipografia aplicada ao design gráfico ocidental tem tipo amplo espaço no meio acadêmico. As questões relacionadas aos tipos gráficos como a forma, função, relação escrita/oralidade e semântica tanto da palavra como dos tipos em si tem sido desenvolvida investigadas exaustivamente. Contudo a língua japonesa possuí características ímpares que permite ao designer possibilidades gráficas pouco comuns as quais são vistas no Ocidente.
Primeiramente tratar-se-á da relação da palavra escrita com a comunicação. Desde o subjulgamento da escrita à oralidade por parte de pensadores como Aristóteles, Saussure e Rousseau até a emancipação da palavra escrita pelas ideias desconstrutivistas de Derrida que também se refletiram no design gráfico dando à palavra um significante próprio e a possibilidade da tipografia também carregar em si significados além da semântica inerente à palavra. Dois trabalhos japoneses com ênfase na tipografia serão escolhidos para uma breve análise dos aspectos relativos à problemática da escrita e às soluções gráficas encontradas para fazer os caracteres comunicarem mensagens não só pela via semântica mas pela metáfora visual.
Por fim o objetivo final desse paper é fornecer informações específicas sobre a versatilidade gráfica da língua japonesa e servir de auxílio na análise de trabalhos gráfico japoneses. Essa necessidade se justifica porque a compreensão da linguagem gráfica japonesa aplicada à publicidade e ao design gráfico requer um entendimento do funcionamento dos sistemas de escrita, da qualidade logográfica dos kanji e das possibilidades de intervenções gráficas e tipográficas.
- Categories
- Articles
- Tags
- deconstructivismgraphic designjapankanjitypographyud13visual culturewritten language
- Release Date
- 2013