eu e borjas no gel

Flávio Almeida

researcher and creative

In a nutshell…

Flávio Almeida possui criações e atuações nas áreas da música, design visual, insta­lação multi­mídia e produção audio­visual. É professor e inves­ti­gador com interesse nas áreas de design gráfico, cultura visual, análise de imagens, audio­visual, video Jogos, cultura gráfica japonesa, música. Possui muitas paixões, mas, para uma ilha deserta, levaria um casal de gatos e sementes de figo


Areas of Interest

AUDIO–VISUAL
GRAPHIC COMMUNICATION
GRAPHIC DESIGN
IMAGE ANALYSIS
JAPANESE GRAPHIC CULTURE
MULTIMEDIA
MUSIC
VISUAL CULTURE
VIDEO GAMES

 

(10/2009–04/2015) Faculdade da Arqui­tectura – ULisboa

Tese intit­ulada “Análise e Inter­pre­tação da Comuni­cação Gráfica Japonesa Contem­porânea: o Kawaii, a Tipografia e o Flatness Inter­pre­tados Sob um Olhar Socio­cul­tural, Estético e Histórico”, apoiada por bolsa de  doutora­mento da FCT.  Classi­fi­cação final máxima: “Muito bom com distinção”.

(www​.fa​.ulisboa​.pt)

 

(10/​2007– 10/​2009) Univer­sidade Europeia – IADE

Disser­tação intit­ulada “A arte dos pôsteres japoneses : subjec­tividade e filosofia aplicada ao design gráfico

com bolsa de estudos concedida pela Alban, União Europeia. Classi­fi­cação final 17,4 valores.

(www​.iade​.pt)

 

(01/2000–12/2003) Instituto de Artes – UNESP

Especial­ização em percussão erudita e contem­porânea pelo e com bolsa do PROEX — Programa de Excelência Acadêmica da CAPES (Coorde­nação de Aperfeiçoa­mento de Pessoal de Nível Superior).

(www​.ia​.unesp​.br)


Scientific Output

2019

Galeeva, O., Almeida, F. & Lousã, T. (2019). The women of Milo Manara. Eroticism in comics as a weapon of empow­erment. in Procedings of 7º Confer­ência Inter­na­cional em Ilustração e Animação – CONFIA, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, pp. 304–315. ISBN: 978–989-54489–1‑3. URL: http://​www​.confia​.ipca​.pt/ (Clarivate Analytics Conference Proceedings Citation Index – CPCI)

Clemente, A., & Almeida, F. (2019). The signif­i­cance of discov­ering visual metaphor in a logotype on the remem­brance (of that same logotype). Convergências — Revista de Inves­ti­gação e Ensino das Artes , VOL XII (24) Retrieved from journal. URL: http://​conver​gencias​.esart​.ipcb​.pt/​?​p​=​a​r​t​i​c​l​e​&​id=362

 

2018

Elias, H. & Almeida, F. (2018). NARRATIVE-VERSE: On Trans­media, Narrative And Digital Media Audiences. In Estudos em Comuni­cação, Vol. 27(2), 2018, pp. 3–16. ISSN : 1646–4923. DOI: 10.20287/ec.n27.v2.a01. (Scopus, EBSCO e Latindex)

 

2017

Almeida, F. (2017). Cultura Visual Japonesa: a Inter­secção entre a Arte e Design Gráfico. In Revista ARS,  Vol. 15 (29), pp 146–.173.  ISSN 2178–0447. URL: https://doi.org/10.11606/issn.2178–0447.ars.2017.122067.  (acesso em 5 de abril de 2017). (Qualis A1) (SciELO, LatinIndex, DOAJ)

Hobo, F. (2017). Kawaii e a abordagem emocional no Design Gráfico: bem-estar traduzido em imagens. In Actas de Diseño, Vol. 23, 2017, pp. 96–102. ISSN: 1850–2032. URL: http://​fido​.palermo​.edu/​s​e​r​v​i​c​i​o​s​_​d​y​c​/​p​u​b​l​i​c​a​c​i​o​n​e​s​d​c​/​v​i​s​t​a​/​d​e​t​a​l​l​e​_​p​u​b​l​i​c​a​c​i​o​n​.​p​h​p​?​i​d​_​l​i​b​ro=651. (Latindex, nível 1)

André, T. & Hobo, F. (2017). Narra­tivas Inter­a­tivas em Web — Noções e Antecedentes. In D. Raposo, J.Neves, J.Pinho & J.Silva, Inves­ti­gação e Ensino em Design e Música, pp. 149–156. Castelo Branco: Edições IPCB. ISBN 978–989-8196–63‑7 .Retrieved from journal URL: http://​conver​gencias​.esart​.ipcb​.pt/ (Qualis B4)

Dias, M. & Hobo, F. (2017). A Poten­cial­idade das Aplicações de Turismo para Smart­phones. Em D. Raposo, J.Neves, J.Pinho & J.Silva, Inves­ti­gação e Ensino em Design e Música, pp. 163–172. Castelo Branco: Edições IPCB. ISBN 978–989-8196–63‑7. Retrieved from journal URL: http://​conver​gencias​.esart​.ipcb​.pt/. (Qualis B4)

 

2016

Almeida, F. (2016). Inter­seção narrativa entre cinema e video­jogos: convergências e divergências tecnológicas. In Revista de Linguagem do Cinema e do Audio­visual, Vol 5 (2).  E‑ISSN: 2316–218X . URL http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=linguagemdocinema&page=article&op=view&path%5B%5D=978 (acesso 5 de abril de 2018). (Qualis C)

 

2013

Hobo. F. (2013). Análise Conotativa de Imagens Japonesas e a Estética Visual Kawaii: Inter­secção Entre Design Gráfico e Aspectos Socio­cul­turais. In Revista Educação Gráfica Vol. 17 (3), 2013, pp. 55–68. ISSN 2179–7374. URL:http://​www​.educa​cao​grafica​.inf​.br/​a​r​t​i​g​o​s​/​a​n​a​l​i​s​e​-​c​o​n​o​t​a​t​i​v​a​-​d​e​-​i​m​a​g​e​n​s​-​j​a​p​o​n​e​s​a​s​-​e​-​a​-​e​s​t​e​t​i​c​a​-​v​i​s​u​a​l​-​k​a​w​a​i​i​-​i​n​t​e​r​s​e​c​c​a​o​-​e​n​t​r​e​-​d​e​s​i​g​n​-​g​r​a​f​i​c​o​-​e​-​a​s​p​e​c​t​o​s​-​s​o​c​i​o​c​u​l​turais. (Qualis B1)

Hobo, F. (2013). Japanese Visual Commu­ni­cation Survey: a Brief Analysis of Contem­porary Graphic Designers from Japan. Revista Convergências Vol. (6) 11, 2013,  s/​p. ISSN: 1646–9054 /​ E‑ISSN: 1646–9054. URL: https://​repos​i​torio​.ipcb​.pt/​b​i​t​s​t​r​e​a​m​/​1​0​4​0​0​.​1​1​/​5​2​8​0​/​1​/​A​R​T​I​G​O​_​H​O​BO.pdf . (Qualis B4).

2019

Galeeva, O., Almeida, F. & Lousã, T. (2019). Satanik — woman antihero. In Duarte, E. (Ed.) (2019). Doctoral Design Conference’19: TRANS­for­mation. Proceedings of the DDC 6th Conference (pp. 205–214). Lisbon: IADE, Univer­sidade Europeia /​ EDIÇÕES IADE. ISBN: 978–989-8473–27‑1. URL: http://​ddc2019​.unidcom​-iade​.pt/

Clemente, A., Almeida, F. & Mendes, (2019). How to exper­iment if visual metaphor in a logotype has signif­i­cance to remem­brance. In Duarte, E. (Ed.) (2019). Doctoral Design Conference’19: TRANS­for­mation. Proceedings of the DDC 6th Conference (pp. 173–180). Lisbon: IADE, Univer­sidade Europeia /​ EDIÇÕES IADE. ISBN: 978–989-8473–27‑1. URL: http://​ddc2019​.unidcom​-iade​.pt/

 

2018

Mendes, R. & Almeida, F. (2018). Berserk as a Paradigm of Anima­tions in Analog and Digital Territory. In Designa 2016 Erro®, Confer­ência Inter­na­cional de Inves­ti­gação em Design (pp.273–284), Covilhã,  29–30 de novembro. ISBN: 978–989-654–359‑4. URL: http://​www​.designa​.ubi​.pt/​e​n/2018

Elias, H. & Almeida, F. (2018). Blade Runner: 2049 — A Estética de Uma Distopia Colorida. In Inter­na­tional Conference Cinema — Art, Technology, Commu­ni­cation, Avanca (pp. 59–67), Vol. 9 , 24–28  de julho. ISSN: 2184–0520 URL: http://​www​.avanca​.org/​E​N​/​p​u​b​l​i​c​a​c​ao.php.

Dias, M. & Almeida, F. (2018). Interface Design, UX and Emotion: a State-of-the-Art Report. In Proceedings of the 5th Design Doctoral Conference, DDC’18: Trans­gression (pp. 53 – 60). Lisboa, Portugal: Edições IADE. ISBN: 978–989-8473–25‑7. URL: http://​ddc2018​.unidcom​-iade​.pt/

Galeeva, O., Almeida, F. & Lousa, T.  (2018). Guido Crepax – Valentina: The Shape of her Time. In Proceedings of the 5th Design Doctoral Conference, DDC’18: Trans­gression (pp. 159 – 165). Lisboa, Portugal: Edições IADE. ISBN: 978–989-8473–25‑7. URL: http://​ddc2018​.unidcom​-iade​.pt/

 

2016

Hobo, F. & Elias, H. (2016). Estética Glitch – O “Erro” Icônico. In Proceedings of Designa 2016 Erro®, Confer­ência Inter­na­cional de Inves­ti­gação em Design, pp. 173–182, Covilhã,  24–25 de novembro. URL: http://​labcom​-ifp​.ubi​.pt/​b​o​ok/294

 

2013

Hobo, F. (2013). A Síndrome de Galápagos e outros aspectos culturais materi­al­izados no design gráfico japonês contem­porâneo. Procedings of 6º Congresso Inter­na­cional de Design da Infor­mação, pp. 698–708, UFPE, Setembro de 2013. DOI: 10.5151/designpro-CIDI-66. URL: http://​dx​.doi​.org/​1​0​.​5​1​5​1​/​d​e​s​i​g​n​p​r​o​-​C​IDI-66

Hobo, F. (2013). A língua japonesa e sua versa­til­idade gráfica: as partic­u­lar­i­dades e aplicações no design gráfico japonês contem­porâneo. Procedings of 2º Encontro Nacional de Doutora­mentos em Design, pp. 280–289, FBAUP, Julho de 2013. URL:https://​ud13​.files​.wordpress​.com/​2​0​1​4​/​1​1​/​u​d​1​3​_​l​i​v​r​o​_​d​e​_​a​c​t​as.pdf

 

2012

Hobo, F. (2012). O Kanji Como Ilustração: a sistem­ati­zação do desenho em signos linguís­ticos. Procedings of 1º Confer­ência Inter­na­cional em Ilustração e Animação – CONFIA, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Ofir, Portugal, Novembro/​Dezembro 2012, pp. 515–527. URL:  http://​www​.confia​.ipca​.pt/​f​i​l​e​s​/​c​o​n​f​i​a​_​2​0​1​2​_​p​r​o​c​e​e​d​i​n​gs.pdf

Hobo, F. (2012). Signos Orientais: consid­er­ações para adaptação dos modelos ocidentais de inter­pre­tação para as imagens japonesas. Revista Artitextos, Vol. 10, 2012. pp 65–72. Centro Editorial da Faculdade de Arquitetura da Univer­sidade Técnica de Lisboa. ISSN 2182–5440.

2020

Almeida, F. (2020) Preface and intro­duction .In Herlander Elias (Ed.) DIGITAL DELTA. Melbourne, Australia: Tablo Publishing. ISBN:9781649690982

 

2018

Almeida, F. (2018). Preface and Intro­duction. In Herlander Elias (Ed.), Cloud Punk: The Digital Fifth Wave (para.1–21). Melbourne, Australia: Tablo Publishing. ISBN: 9781925819618

2008

Hobo, F. & Barros, N. (2008). O pós-modernismo e o descon­tru­tivismo : hellvetica, cultura pós-moderna. 43 páginas. Lisboa : IADE. URL http://​biblioteca​.porto​.ipam​.pt/​c​g​i​-​b​i​n​/​k​o​h​a​/​o​p​a​c​-​d​e​t​a​i​l​.​p​l​?​b​i​b​l​i​o​n​u​m​b​e​r​=27295

2019

Gonçalves, S. & Almeida, F. (2019). The Unnoticed Impor­tance of Post-Processing in Videogame Devel­opment. In Senses & Sensi­bility 2019 – Lost in (G)localization. Lisboa, 27–29 de novembro. URL: http://​senses2019​.unidcom​-iade​.pt/

Doval, G. & Almeida, F. (2019). A Semiotic and Usability Analysis of Diegetic UI: Metro – Last Light. In Senses & Sensi­bility 2019 – Lost in (G)localization. Lisboa, 27–29 de novembro. URL: http://​senses2019​.unidcom​-iade​.pt/

Hinz, S., Almeida, F., Couto, A. (2019). Repre­sen­tation Between Waves of Change: A Visual Analysis of the Adver­tising of Female Surfers. In Senses & Sensi­bility 2019 – Lost in (G)localization. Lisboa, 27–29 de novembro. URL: http://​senses2019​.unidcom​-iade​.pt/

Clemente, A., Almeida, F. & Mendes, A. (2019). Unexpected Design. In Senses & Sensi­bility 2019 – Lost in (G)localization. Lisboa, 27–29 de novembro. URL: http://​senses2019​.unidcom​-iade​.pt/

Elias, H. & Almeida, F. (2019). Tesla: The Disruption As a Brand – Case Study About The North-Amerinca Electric Vehicle Brand. IX Congresso da SOPCOM. Funchal, 13–15 de novembro. URL: http://​sopcom2019​.pt

Galeeva, O., Almeida, F. & Lousã, T. (2019). Satanik — woman antihero. In 6th Design Doctoral Conference, DDC’19: Trans­For­mation. Lisboa, 22–24 de maio. URL: http://​ddc2019​.unidcom​-iade​.pt/

Clemente, A., Almeida, F. & Mendes, A. (2019). How to exper­iment if visual metaphor in a logotype has signif­i­cance to remem­brance. In 6th Design Doctoral Conference, DDC’19: Trans­For­mation. Lisboa, 22–24 de maio. URL: http://​ddc2019​.unidcom​-iade​.pt/

 

2018

Elias, H. & Almeida, F. (2018). NARRATIVE-VERSE: On Trans­media, Narrative And Digital Media Audiences. In Estudos em Comuni­cação. URL: http://​ojs​.labcom​-ifp​.ubi​.pt/​i​n​d​e​x​.​p​h​p​/​e​c​/​a​r​t​i​c​l​e​/​v​i​ew/231

Mendes, R. & Almeida, F. (2018). Berserk as a Paradigm of Anima­tions in Analog and Digital Territory. In Designa 2016 Erro®, Confer­ência Inter­na­cional de Inves­ti­gação em Design. Covilhã,  29–30 de novembro. URL: http://​www​.designa​.ubi​.pt/​e​n/2018

Elias, H. & Almeida, F. (2018). Blade Runner: 2049 — A Estética de Uma Distopia Colorida. In Inter­na­tional Conference Cinema — Art, Technology, Commu­ni­cation. Avanca, 22–26 julho. ISSN: 2184–0520 URL: http://​www​.avanca​.org/​E​N​/​p​u​b​l​i​c​a​c​ao.php.

Dias, M. & Almeida, F. (2018). Interface Design, UX and Emotion: a State-of-the-Art Report. In 5th Design Doctoral Conference, DDC’18: Trans­gression. Lisboa, 20–22 de julho. URL: http://​ddc2018​.unidcom​-iade​.pt/​p​r​ogram/

Galeeva, O., Almeida, F. & Lousa, T.  (2018). Guido Crepax – Valentina: The Shape of her Time. In 5th Design Doctoral Conference, DDC’18: Trans­gression. Lisboa, 20–22 de julho. URL: http://​ddc2018​.unidcom​-iade​.pt/​p​r​ogram/

 

2017

Elias, H. & Almeida, F. (2017). NARRATIVE-VERSE: On Trans­media, Narrative And Digital Media Audiences. In Narrativa, Média e Cognição, Colóquio, Covilhã, 4 de Outubro. URL: http://​labcom​-ifp​.ubi​.pt/​f​i​l​e​s​/​n​a​r​r​a​t​i​v​a​m​e​d​i​a​c​o​g​nicao/

Dias, M. & Hobo, F. (2017). A Poten­cial­idade das Aplicações de Turismo para Smart­phones. In Inves­ti­gação e Ensino em Design e Música. Castelo Branco, 2 e 3 de fevereiro. URL: http://​eimad​.ipcb​.pt/

 

2016

Hobo, F. & Elias, H. (2016). Estética Glitch – O “Erro” Icônico. In Proceedings of Designa 2016 Erro®, Confer­ência Inter­na­cional de Inves­ti­gação em Design. Covilhã,  24–25 de novembro. URL:  http://​www​.designa​.ubi​.pt/​e​n/2016

Hobo, F. & Elias, H. (2016). Estética Glitch – O “Erro” Icônico. In Designa 2016 Erro®, Confer­ência Inter­na­cional de Inves­ti­gação em Design. Covilhã,  24–25 de novembro. URL:  http://www.designa.ubi.pt/ficheiros/20NOV.DESIGNA2016%20BA.pdf

Hobo, F. (2016). Inter­seção Narrativa Entre Cinema e Tecnologia: Convergências e divergências. In III Simpósio “Fusões no Cinema”. Leiria/​Coimbra, 19–26 novembro. URL:  http://​caminhos​.info/​p​t​/​s​i​m​p​o​s​i​o​/​p​r​o​g​r​a​m​a​-​i​i​i​-​s​i​m​p​o​s​i​o​-​f​u​s​o​e​s​-​n​o​-​c​i​n​e​m​a​/​#​.​W​H​4​K​s​7aLTfA

 

2013

Hobo, F. (2013). A Síndrome de Galápagos e outros aspectos culturais materi­al­izados no design gráfico japonês contem­porâneo. In 6º Congresso Inter­na­cional de Design da Infor­mação. UFPE, Recife, 10–13 de Setembro de 2013. URL: https://​www​.design​brasil​.org​.br/​a​g​e​n​d​a​/​6​o​-​c​o​n​g​r​e​s​s​o​-​i​n​t​e​r​n​a​c​i​o​n​a​l​-​d​e​-​d​e​s​i​g​n​-​d​a​-​i​n​f​o​r​macao/

Hobo, F. (2013). A língua japonesa e sua versa­til­idade gráfica: as partic­u­lar­i­dades e aplicações no design gráfico japonês contem­porâneo. 2º Encontro Nacional de Doutora­mentos em Design. FBAUP, 13 de julho. URL: https://​ud13​.wordpress​.com/

 

2012

Hobo, F. (2012). O Kanji Como Ilustração: a sistem­ati­zação do desenho em signos linguís­ticos. In 1º Confer­ência Inter­na­cional em Ilustração e Animação – CONFIA. Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Ofir, Portugal, 30 de novembro a 1 de dezembro. URL:  http://​www​.confia​.ipca​.pt/​f​i​l​e​s​/​c​o​n​f​i​a​_​2​0​1​2​_​p​r​o​c​e​e​d​i​n​gs.pdf

Accordion Content


Artistic Output


 

2020

Almeida, F. (Pós produção) (Em final­ização). Rua dos Anjos [longa metragem] (114 min.). Realização: Maria Roxo e Renata Ferraz. (Projeto apoiado com recursos do ICA – Instituto do Cinema e do Audio­visual)

Almeida, F. (Color grading) (2020). Social Ego [Video perfor­mance] (9’30’’). Realização Dani d’Emilia

 

2019

Almeida, F. (Realização) (2019). Import/​Export: Percussion Suite for Global Junk [vídeo para concerto multi­mídia] (33 min.)

 

2017

Almeida, F. (Realização) (2017). ANOT/​HER [Curta metragem] (14 min.).

Almeida, F. (Designer de som e efeitos visuais) (2017). Ádito [Curta metragem] (15 min.). Realização Rubiane Maia. (Projeto apoiado com recursos da Funcultura, Governo do Espírito Santo). URL: https://​vimeo​.com/​2​1​7​068757

 

2016

Hobo, F. (Realização) (2016). TempUs [vídeo para concerto multi­média]. (25 min). URL:  https://​youtu​.be/​K​L​0​4​5​xV3NNU

 

2012

Hobo, F. (Realização) (2012). Vídeo: Music for Pieces of Wood [vídeo para concerto multi­média]. (25 min). URL: https://​youtu​.be/​L​l​5​u​Y​SsY99I

 

2010

Creating Great Graphic Design to a Budget. (Rotovision – EUA). Publi­cação dos trabalhos em design gráfico. URL: http://​www​.rotovision​.com/​b​o​o​k​/​c​r​e​a​t​i​n​g​-​g​r​e​a​t​-​g​r​a​p​h​i​c​-​d​e​s​i​g​n​-​t​o​-​a​-​b​udget/

Revista Vida Simples. 2010 (Editora Abril – Brasil). Publi­cação dos trabalhos em design de joalharia. URL: http://​vidasimples​.abril​.com​.br

 

2009

Jovens Criadores 2009. (Clube Português de Artes e Ideias – Portugal). Catálogo da exposição com foto da insta­lação artística realizada. URL: http://​www​.artesideias​.com/​c​o​n​c​u​r​s​o.html

Crossover Design Book. (CYPI Press – Hong Kong). Entre­vista e imagens dos trabalhos feitos que mesclam design gráfico e arte. URL: http://​www​.cypi​.net/

 

2008

Exper­i­menta Magazine. (Editorial Exper­i­menta – Espanha). Trabalhos publi­cados na matéria sobre o design no Brasil (n. 59). URL: https://​www​.exper​i​menta​.es/​t​i​e​n​d​a​/​r​e​v​i​s​t​a​s​-​e​n​-​v​e​n​t​a​/​e​x​p​e​r​i​m​e​n​ta-59/

Colour Management for Packaging. (Rotovision – EUA). Livro sobre teoria das cores aplicada ao design. URL: www​.rotovision​.com

 

2007

The Bags. (Index Books – Espanha). Trabalho publicado em livro sobre design de sacolas. URL: www​.index​books​.com

Revista Super­in­ter­es­sante (Editora Abril – Brasil). Ilustração da material “5 motivos para ser otimista” (março de 2007) e “Por que na Suiça há tantos bancos (abril de 2007). URL: www​.super​in​ter​es​sante​.com​.br

 

2006

Revista Raiz. (Editora Cultura em ação – Brasil). Inter­pre­tação e realização das inter­fer­ências tipográ­ficas e ilustrações em toda a edição de outubro de 2006. URL: www​.revis​taraiz​.com​.br

Computer Arts (Future Publishing – Inglaterra). Trabalho apresentado na reportagem “Viva Brasil” na seção “Brazilians design talents”. Edição impressa, nº 124, julho de 2006. URL: https://​www​.creativebloq​.com/​c​o​m​p​u​t​e​r​-​a​r​t​s​/​v​i​v​a​-​b​r​a​s​i​l​-​7​069716

Revista da MTV. (Editora Abril – Brasil). Ilustração da reportagem “Os reis da quebrada”. Edição 61, junho de 2006. URL: www​.mtv​.com​.br/​r​evista

Semiper­manent Book ‘06. (Design is Kinky – Austrália). Ilustração selecionada. URL: www​.desig​niskinky​.com

Complexo DSGN Book. (V.ROM – Brasil). Convidado para criar estampa para camiseta da coleção inverno 2006, apresentada no São Paulo Fashion Week 2006.

 

2005

A Book Designed to Help. (Die Gelstalten Verlag – Alemanha). Ilustrações e trabalhos selecionados. URL: https://​www​.amazon​.com/​B​o​o​k​-​D​e​s​i​g​n​e​d​-​H​e​l​p​-​R​-​K​l​a​n​t​e​n​/​d​p​/​3​8​9​9​550773

AB19. Convidado para ilustrar a capa da revista eletrônica sobre arte, design e cultura contem­porânea “ab19”.

 

2019

Almeida, F. (realizador) (2019). Import/​Export: Percussion Suite for Global Junk [Peça audio­visual em espetáculo multi­média do percus­sionista Luís Bitten­court para o Ciclo Descon­certos] (33 min.). Coimbra, 16 de maio. URL: http://​www​.coimbra​con​vento​.pt/​p​t​/​a​g​e​n​d​a​/​s​o​n​s​-​d​e​-​r​e​s​i​s​t​e​n​c​i​a​-​d​e​-​l​u​i​s​-​b​i​t​t​e​n​c​o​u​r​t​-​d​e​s​c​o​n​c​ertos/

Almeida, F. (realizador) (2019). Import/​Export: Percussion Suite for Global Junk [Peça audio­visual em espetáculo multi­média do percus­sionista Luís Bitten­court para o WeBraga] (33 min.). Braga, 18 e 20 de maio. URL: https://​webraga​.pt/​e​v​e​n​t​o​/​c​o​n​c​e​r​t​o​-​l​u​i​s​-​b​i​t​t​e​n​c​o​u​r​t​-​s​o​n​s​-​d​a​-​r​e​s​i​s​t​encia/

 

2016

Almeida, F. (Realizador) (2016). TempUs [Peça audio­visual em espetáculo multi­mídia junto ao Percedan Duo para o 11º Festival Inter­na­cional de Percussão Tomarim­bando]. (25 min.)Tomar, 4–10 junho. URL:  https://​youtu​.be/​K​L​0​4​5​xV3NNU

 

2012

Hobo, F. (Realizador) (2012). Vídeo: Music for Pieces of Wood [Peça audio­visual em espetáculo multi­mídia junto ao grupo de Percussão DURUM para o 6º Festival Inter­na­cional de Percussão Tomarim­bando]. Tomar, 25–29 junho. URL: https://​youtu​.be/​L​l​5​u​Y​SsY99I

Hobo, F. (2012). Exposição Com​.Arte ’12. Refor­mu­lação e inter­venção multi­mídia da montra da Loja Sarah Pacini, em Cascais. 14–17 maio. URL: http://www.cm-cascais.pt/camara-residentes-visitantes-investidores/destaque/4a-edicao-comarte-de-14–27-de-maio

Hobo, F. (2010). Insta­lação artística: “Art Bloc”. Insta­lação artística inter­na­cional com artistas de Portugal e Inglaterra (Santos Design District – Lisboa). URL: http://​www​.mixarq​.com/​p​r​o​j​e​c​t​o​/​a​r​t​-​b​l​o​c​/​#​.​W​T​a​T​n​bYrLfA

 

2009

Hobo, F. (2009). Exposição Clube de Criativos de Portugal. Trabalho selecionado para exposição sobre design gráfico organizada pelo Clube de Criativos de Portugal, Oeiras. URL: http://​clube​cria​tivos​.com

Hobo, F. (2009) 13º Exposição Jovens Criadores 2009

Artista selecionado para o Prémio Jovens criadores. Exposição realizada em Évora. (15/01–28/01)

 

2004

Hobo, F. (2004) Designer’s Mixtape. Artista convidado para o Projeto “Designers Mixtape” que reuniu ao longo de um ano vários designer de diversas nacional­idade para criar uma capa e criar uma seleção musical para ser ouvida em streaming. URL: http://​mixtape​.nitro​corpz​.com

 

2007

SYMPATHIA (CD)

Músico partic­i­pante do grupo de percussão PIAP. URL: http://​www​.lojaclas​sicos​.com​.br/​d​e​t​a​l​h​e​.​a​s​p​?​i​s​b​n​=​p​i​a​p​s​y​m​p​a​t​h​i​a​&​cat=01

 

2001

Os Mitos e Lendas do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda (de Rick Wakeman) (CD)

Músico do naipe de percussão da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. URL: http://www.lojaclassicos.com.br/detalhe.asp?isbn=ALCD%2000017&cat=01)

Indexing

Some publications can be found in the following databases